Atualizado em 03 de August de 2018

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

Brasil disponibiliza R$ 2,8 milhões para modernização de museus

Está aberto no Brasil o chamamento público da 4ª Edição do Edital Modernização de Museus – Prêmios. O edital vai contemplar 28 projetos com R$ 100 mil cada, totalizando R$ 2,8 milhões voltados a iniciativas bem-sucedidas de modernização e preservação do patrimônio museológico implementadas por instituições museológicas ou por mantenedores de museus no período de 2015 a 2018.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araujo, representante do país no Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus, o edital “representa a retomada de uma iniciativa importantíssima que responde à Política Nacional de Museus e oferece uma oportunidade de consolidação para as instituições museológicas brasileiras”.

A premiação poderá ser utilizada no desenvolvimento de pelo menos uma das seguintes iniciativas: ações e estudos estratégicos para a modernização de instituição museológica, inclusive gestão e sustentabilidade; manutenção das ações/programações museológicas regulares; setor educativo; exposições; preservação e digitalização de acervos museológicos; atividade editorial e curatorial em instituição museológica; e capacitação de funcionários e gestores para atividades específicas no campo museológico.

Também serão contemplados a reforma, reaparelhamento e modernização de museus (infraestrutura); adaptação de espaços para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência; ações de difusão, divulgação e promoção institucional; e ações para prevenção de riscos ao patrimônio museológico (implementação de plano de gestão de riscos, plano de emergência, plano de segurança para intervenções em bens imóveis).

Todo processo de inscrições, seleção e envio de documentos será realizado por meio digital (Sistema SalicWeb e e-mail: fomento@museus.gov.br) sem custos às instituições participantes.

Conheça o edital completo nesse link.