Atualizado em 25 de October de 2016

Ibermuseus busca transversalidade de suas Linhas de Ação

transversalidade_feat

Em reunião realizada em Valladolid (Espanha), no âmbito do 4º Encontro do Observatório Ibero-Americano de Museus (OIM) de 18 a 21/10, os coordenadores das Linhas de Ação do Ibermuseus – Apoio ao Patrimônio em Situação de Risco; Observatório Ibero-Americano de Museus; Formação e Capacitação. e Sustentabilidade das Instituições e Processos Museológicos Ibero-Americanos – discutiram as bases para o desenvolvimento de um projeto transversal que possibilite uma maior integração das ações do Programa e a otimização de resultados.

Com o objetivo de viabilizar este novo projeto, os coordenadores sugeriram a criação de um nova rubrica no Plano Operacional Anual do Ibermuseus, que contemple iniciativa transversais. A novidade será iniciada com a ampliação das Bolsas Ibermuseus de Capacitação, que contemplará a capacitação em ações ou conteúdos relacionados a todas as linhas do Programa, deixando de estar restrita ao âmbito da linha de Patrimônio em Risco.  Além disso, foram discutidas propostas para a comemoração, em 2017, dos 10 anos da Declaração de Salvador (documento de referência para a região e que constitui as bases para a criação do Programa Ibermuseus), com destaque para o lançamento do Registro de Museus Ibero-Americanos, que reunirá dados e informações sobre as instituições museais da região que servirão como referência para as ações de fortalecimento das políticas públicas para os museus dos países ibero-americanos.

Os representantes dos países que constituem o Comitê Assessor do OIM definiram outras importantes estratégias no âmbito do Observatório que contribuirão ao desenvolvimento das demais Linhas: sua página na internet passará a contar com um microssite que funcionará como um repositório de informações sobre dados e temas relacionados aos museus e à museologia; também será atualizado o Panorama dos Museus na Ibero-América, publicação do Ibermuseus que reúne dados básicos sobre os museus da região e um compêndio dos recursos e iniciativas que, com caráter oficial, se dedicam a reunir informação sobre os museus no âmbito ibero-americano, e por último, representantes de alguns países comprometeram-se a utilizar a ferramenta Sistema de Coleta de Dados de Público de Museus na Ibero-América realizando posteriormente um informe dos resultados.