Atualizado em 07 de July de 2017

Convocatórias
Ação

Curadoria

Convocatória Conversaciones busca evidenciar as relações construídas entre museus e comunidades

Aplicaciones-Convocatoria conversaciones_WEB 986x350

As inscrições estão abertas até 18 de julho e devem ser feitas pela plataforma Convocatórias Ibermuseus

Em sua 4ª edição, a convocatória Conversaciones traz em 2017, pela primeira vez, um tema específico: Museus e Comunidades. A ação tem o objetivo de fomentar a circulação de acervos e exposições entre países da Comunidade Ibero-americana. O recorte temático foi criado para evidenciar as relações entre museus ou processos museais e suas comunidades, considerando que os museus são instituições dinâmicas, vivas e de encontro intercultural, espaços que trabalham com o poder da memória e ferramentas adequadas para estimular o respeito à diversidade cultural e natural e valorizar os laços de coesão social das comunidades e sua relação com o meio-ambiente.

O tema Museus e Comunidades busca reforçar o caráter social dos museus, conceito que caracteriza a Declaração da Cidade de Salvador, que completou 10 anos no último dia 28 de junho. O documento, concebido e assinado durante o I Encontro Ibero-americano de Museus, em Salvador da Bahia, em 2007, é a referência para o fortalecimento das políticas públicas para os museus nos 22 países da região ibero-americana.

A essência dessa convocatória é a de centrar o olhar nas relações construídas entre os museus e sua comunidade, e na memória social. Dessa forma, se prestará atenção especial ao resgate de praticas de base comunitária; ao estímulo e promoção de diálogo, coordenação e colaboração entre vários atores sociais, culturais e econômicos em uma área geográfica específica; ao fomento ao protagonismo de jovens e mulheres; e à estruturação e/ou aproveitamento de redes.

Serão selecionados dois projetos, aos quais serão concedidos US$ 30 mil para cada. Poderão participar dessa convocatória museus, instituições de memória, museus comunitários, museus de sítio, ecomuseus, instituições culturais de base comunitária e demais instituições afins da Comunidade Ibero-americana.

A convocatória pretende incentivar o diálogo entre instituições museais de dois ou mais países ibero-americanos, sendo que um deles necessariamente deve ser integrante do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus. O objetivo é formar redes de trabalho e construir de maneira participativa projetos expositivos de acervos baseados na memória social.

Os recursos serão destinados ao financiamento total ou parcial de projetos expositivos e a sua circulação, e serão transferidos à instituição solicitante em duas cotas. A primeira para a produção e/ou readequação do projeto; e a segunda para a montagem e o deslocamento da exposição. Os resultados da convocatória serão divulgados até o dia 31 de dezembro de 2017.