Atualizado em 17 de August de 2018

Não perca a 3ª edição das Bolsas Ibermuseus de Capacitação

Ibermuseos_Banner_Bolsas2

Segue aberto até 25 de setembro o edital das Bolsas Ibermuseus de Capacitação 2018. Em sua terceira edição, esse projeto do Programa Ibermuseus busca fortalecer as competências e conhecimentos dos profissionais de museus por meio de formações teóricas e práticas.

Assim como em 2017, esta edição apresenta duas categorias:

Categoria I: Apoiará a capacitação profissional de trabalhadores de museus e de funcionários de organizações governamentais responsáveis por políticas públicas para museus para participar em atividades de curta duração (entre 2 e 5 dias) – tais como cursos, oficinas, seminários, congressos, etc.

Categoria II: Apoiará a realização de residências profissionais de trabalhadores de museus e de funcionários de organizações governamentais responsáveis por políticas públicas para museus em museus públicos ou mistos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Quem pode participar?

As Bolsas são destinadas a trabalhadores de museus e de instituições públicas do setor museal dos 12 países membros do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

A realização da atividade para qual for solicitada a Bolsa poderá ser feita em museus públicos ou mistos de qualquer dos 22 países da região ibero-americana.

Como participar?

As solicitações deverão ser realizadas por meio da plataforma a http://convocatorias.ibermuseos.org/ disponível no portal Ibermuseus.

Até quando podem ser realizadas as atividades?

As atividades poderão ser realizadas até 30 de abril de 2019. As solicitações devem ser enviadas com um mínimo de 60 dias antes do início da atividade de capacitação.

Qual o valor destinado para as bolsas?

O fundo total disponível para as Bolsas Ibermuseus de Capacitação 2017 é de US$ 80.000, dos quais estão destinados US$ 30.000 para a Categoria I e US$ 50.000 para a Categoria II. O apoio econômico solicitado na candidatura estará sujeito à aprovação do comitê avaliador.

O que pode ser financiado com os recursos financeiros?

• Transporte de ida e volta do lugar de origem ao destino onde será realizada a atividade ou residência profissional;
  • Seguro de viagem;
  • Alojamento em diferentes tipos de estruturas de hospedagem com tarifas de categoria 3 estrelas.

Para mais informação, leia a Convocatória Completa e o Guia de Candidatura.