Atualizado em 03 de December de 2018

Argentinaargentina-aspect-ratio-276x276

Registro de Museus Argentinos está no ar

Resgitro_Museos_Argentinos_Ibermuseos

O ​Registro de Museus Argentinos (RMA) é uma plataforma digital dependente da Secretaria de Cultura da Nação que reúne o universo de museus situados na Argentina. No endereço eletrônico RMA.cultura.gob.ar são detalhadas as características e singularidades de cada um dos museus registrados, tais como a natureza de suas coleções, os serviços que oferecem a seus visitantes e o tipo de administração, entre outras.

A plataforma, cujo registro e uso é gratuito para todas as instituições que desejem estar inscritas, busca dar visibilidade à comunidade de museus de todo o território argentino, contribuir à construção de espaços de intercâmbio entre instituições e promover o trabalho conjunto entre a Direção Nacional de Museus e as autoridades de patrimônio e museus de todo o país.

Como ferramenta de coleta de dados, é uma continuação do Guia de Museus da Secretaria de Cultura. Trata-se de um projeto de construção coletiva, dado que cada museu ​é o ​​responsável​​ de subir ​os ​​dados ​​de​​ sua ​​instituição, e atualização permanente.

Os dados do RMA serão migrados paralela e trimestralmente ao Registro de Museus Ibero-americanos do Programa Ibermuseus. Ser parte das duas plataformas garantirá uma pontuação extra nas convocatórias do Ibermuseus.

Como registrar um museu?
Um responsável da instituição deverá solicitar a criação de uma conta na plataforma RMA. Uma vez habilitada tal solicitação, e aceitar as condições vigentes da página, se disponibilizará um formulário online que contempla distintas categorias de informação vinculadas ao museu, como dados gerais e características da instituição, visitação, coleções e infraestrutura, que deverão ser acompanhadas de fotografias.

Toda a explicação está detalhada em um guia PDF e em um tutorial online disponível no RMA.

Quem pode consultá-lo?
Por ser uma plataforma online de consulta aberta, o RMA pode ser consultado tanto por profissionais de museus, pesquisadores acadêmicos ou por pessoas interessadas em visitá-los. A informação a disposição dos usuários garante o direito de acesso à informação pela  de la ciudadanía en su conjunto.