Atualizado em 12 de August de 2014

Palavras-chave
Eventos, INSTITUCIONAL

Década do Patrimônio Museológico | Ações & Atividades

ISOLOGOTIPO-DPM-ALTERNATIVA2

Para comemorar os 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile, o Programa Ibermuseus vem celebrando uma série de atividades que buscam colocar em evidência os princípios emanados deste importante acontecimento para o campo museal.

Dedicamos este espaço para promover e divulgar estas atividades.

Publicação

“Mesa redonda sobre o desenvolvimento e o papel dos museus no mundo contemporâneo. Santiago do Chile, 1972”.

Ibermuseus editou um volume duplo que resgata a memória da Mesa Redonda de Santiago do Chile de 1972 e promove os princípios de renovação da museologia emanados dela.

A publicação é composta por dois volumes que reúnem os textos originais em formato fac-simile da Mesa Redonda e uma recuperação da revista Museum da Unesco, dedicada à mesma em 1973.

No volume I são apresentados textos de José do Nascimento Júnior (coordenador do projeto e presidente anterior do Instituto Brasileiro de Museus –Ibram– e do Programa Ibermuseus), Paula Assunção (Presidente do Movimento Internacional para a Nova Museologia –MINOM-), Alan Trampe (Subdiretor Nacional de Museu das DIBAM, Chile) e Christian Manhart (Diretor da Seção de Museus e Criatividade da Unesco).

Os textos destes especialistas acompanham as palavras de Hugues de Varine, museólogo francês introdutor do termo ecomuseu e participante da Mesa Redonda de Santiago do Chile de 1972 como presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM) na época.

volume II, “Revista Museum 1973”, é uma reprodução da publicação histórica da Unesco, que se dedicou ao evento da Mesa um ano depois da sua celebração, com o título “O papel dos museus na América Latina de Hoje”.

Descarregue aqui a publicação on-line.

CRÉDITOS

Coordenação: Programa Ibermuseus

Patrocínio: Agencia Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento -AECID-

Apoio: Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus do Chile -DIBAM-; Subdireção Geral de Museus Estatais da Espanha; Instituto Brasileiro de Museus -Ibram-; Movimento Internacional por uma Nova Museologia -MINOM-; Unesco; Secretaria Geral Ibero-Americana -SEGIB-; Organização dos Estados Ibero-Americanos -OEI-.

Exposição

“A diversidade museológica ibero-americana”

A exposição apresenta a variedade de 14 museus da região ibero-americana. Faz uma breve introdução sobre a sua fundação, o tipo de coleção que abriga e as obras mais destacadas.

Argentina – Museu Histórico Nacional

Bolívia – Museu de Medicina Natural

Brasil – Museu Histórico Nacional

Chile – Museu Mapuche de Cañete

Colombia – Museu de la Independencia – Casa del Florero

Cuba – Museu Nacional de Artes Decorativas

Ecuador – Rede de Museus Nacionais

Espanha – Museu Sefardí

México – Galeria José María Velasco

Nicaragua – Museu Nacional da Nicarágua “Diocleciano Chaves”

Panamá – Museu de la Nacionalidad

Peru – Museu de Sitio Pachacamac

Portugal- Museu Nacional de Arte Antiga

Venezuela – Museu de Arte Contemporânea

VI Encontro Ibero-americano de Museus

Realizado em Montevidéu de 22 a 24/10/2012 com o tema Museu: território de conflitos? Olhares a 40 anos da mesa redonda de Santiago do Chile, os representantes de museus da Ibero-América analisaram o estado atual desta corrente museológica na região ibero-americana.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.