Atualizado em 03 de March de 2015

Palavras-chave
Cooperação, Eventos
Ação

Patrimônio

Fundo de Emergência do Programa de apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco

Patrimonio_Risco

Fundo de Emergência do Programa de apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco

Consideradas instituições de encontro intercultural e de coesão social, além de exercerem grande influência no processo educativo e formativo da sociedade, os museus de toda a Comunidade Ibero-Americana demandam ações de assistência, socorro e proteção. Esse cuidado se faz necessário especialmente em regiões afetadas  por inundações, terremotos, incêndios, conflitos bélicos, ameaças humanas e outras situações calamitosas.

Desta forma, o Programa Ibermuseus lança, a partir de hoje (3/3), o Fundo de Emergência do Programa de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco – uma iniciativa aprovada pela Mesa Técnica de Patrimônio em Risco, em Santiago-Chile, em 2010, e também pelo Comitê Intergovernamental do Programa, em Lisboa-Portugal, em 2014.

Solicitação – Todas as instituições ibero-americanas que possuam coleções e acervos museológicos sob sua responsabilidade poderão solicitar a utilização do Fundo de Emergência por meio do Portal Ibermuseus na internet.

Os documentos enviados sobre a entidade e o sinistro, além dos seus respectivos cronogramas e orçamentos, serão analisados pelos pontos focais de cada país e pelo Comitê Intergovernamental do Programa. Em seguida, os interessados serão comunicados sobre a aprovação – ou não – do benefício solicitado.

Tipos de auxílio – As ações de emergência englobam: cooperação técnica (passagens e diárias para visitas de especialistas e funcionários das administrações públicas ibero-americanas); auxílio à contratação de consultoria técnica especializada para avaliação de danos; e intervenções pontuais (projetos de reorganização, conservação ou restauração de acervos). Os valores destinados a cada uma das solicitações serão determinados pelo Comitê Intergovernamental do Programa.

Ao promover a ação, o Ibermuseus parte do princípio que os danos causados aos acervos museológicos de qualquer povoado da região ibero-americana são prejuízos ao patrimônio cultural regional e de toda a humanidade, e de que a capacidade de articulação entre os países é imprescindível para oferecer respostas rápidas e eficientes frente aos desastres de origem natural ou humano.

Veja todas as informações no Regulamento.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.