Atualizado em 28 de April de 2016

Ibero-América, Museus

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

Pesquisas de visitação em museus

FormularioFeat1

Apurar os índices de visitação dos museus é uma tarefa fundamental para o desenvolvimento do setor

Ao monitorar o número de visitantes, seja com livros de assinatura, ingressos, contadores manuais, sensores ou listagens, é possível a obtenção de dados importantes, tais como: as exposições mais frequentadas, possíveis necessidades de adequação dos serviços oferecidos pelos museus, além dos tipos de instituições que essas pessoas mais procuram e os estados e municípios que mais recebem visitantes, entre outros.

Com o objetivo de conhecer os índices de visitação dos museus brasileiros, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou, em 2015, o Projeto Museus & Público, que, por meio do Formulário de Visitação Anual (FVA), tornou-se um instrumento para que os museus informem seu quantitativo de frequência anual, de forma padronizada e organizada. A partir desses dados, é feito um estudo de fatores e características das relações existentes entre os museus e seu público.

O Formulário online, também implantado em 2015, permite que o responsável por cada instituição brasileira responda a um questionário composto por 11 perguntas, que possibilitará a contabilização do público dos museus e o acompanhamento e monitoramento de suas diretrizes, estratégias, ações e metas.

Neste segundo ano da iniciativa, o FVA recolhe dados relativos ao ano de 2015 e estará disponível até amanhã, dia 29/4, por meio deste link.

De acordo com Karla Uzêda, coordenadora de Produção e Análise da Informação do Ibram, o FVA pretende criar uma cultura de contagem de público nos museus. “Nossa meta é que, com uma participação cada vez maior das instituições no decorrer dos anos, seja possível traçarmos o perfil desses públicos, além de conseguirmos identificar possíveis gargalos e orientar os museus quanto às melhores estratégias para conquistar mais visitantes e aumentar a possibilidade de futuras parcerias”.

No último ano, a aplicação do questionário mostrou que a grande maioria (94,8%) dos museus que responderam ao Formulário faz a contabilização de seu público, e que a soma total das visitas aos museus brasileiros chega a quase 25 milhões.

Mais informações