O Museu Móvel nas Sete Cidades – Um Projeto em Andamento

Institución: Museo Carlos Machado (Portugal)

Teléfono: (+351) 296202930

Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt

País: Portugal

Año: 2015

Premios: 2º Lugar. Categoría I

Sinopse

O Museu Móvel é um projeto do Museu Carlos Machado, museu regional sediado em Ponta Delgada, Açores. Este tem como objectivo principal “levar “ o museu às populações da ilha de S. Miguel que têm dificuldades em visitá-lo, e simultaneamente, enriquecer o museu com os seus “saberes”. Ou seja, por um lado queremos levar o Museu, por outro, pretendemos valorizar e promover a salvaguarda do património local. Este projeto caracteriza-se pela sua transversalidade e pelo seu grande potencial pedagógico. Acreditamos que ao envolver a população nos projetos culturais estamos a contribuir para a construção de uma democracia participativa, condição essencial ao desenvolvimento social e económico de qualquer região. Não sendo as entidades culturais ambientes estanques e estando submetidas às forças transformadoras do tempo, torna-se fundamental a interação, a comunicação e a investigação das realidades e os testemunhos dos seus protagonistas. Neste caso, o Museu Carlos Machado, como museu de território é uma entidade dinâmica, dialéctica, que deve refletir a realidade desse território e dá-la a conhecer aos de mais. Para tal é necessário investigar no terreno. É a partir deste conceito dinâmico de Museu Território/Território Museu que se estrutura o projeto Museu Móvel, que se transformou em espaço de cidadania, ou seja, um verdadeiro lugar da Cultura. A comunicação, a acessibilidade e as pessoas são as que fazem o “Território”. Partindo da experiência adquirido nos anos anteriores, estamos numa nova fase deste projeto, onde pretende-se criar uma rede de parcerias locais(algumas já nossas conhecidas) e realizar um levantamento aprofundado na comunidade das Sete Cidades. Esta escolha baseou-se nas características geográficas desta freguesia (circunscrita numa área fechada), ex-líbris da Ilha de São Miguel e também, por ter marcado o início do projeto Museu Móvel, em 2008.

Gerais

• Promover o acesso de todos a valores culturais promotores de inclusão;
  • Disponibilizar às diferentes populações de S. Miguel acesso a atividades culturais;
  • Contribuir para a valorização e preservação do Património local natural, cultural, imaterial e material;
  • Promover a educação para uma cidadania responsável;
  • Divulgar as coleções do Museu como fonte de conhecimento e enriquecimento cultural das populações;
  • Fortalecer e divulgar o Património cultural da região, reforçando laços identitários e estabelecendo pontes entre o passado e a contemporaneidade através das diferentes representações socioculturais;
  • Estimular a criatividade e o espírito crítico;

Específicos

• Sinalizar e recolher aspectos do património material e imaterial junto da comunidade das Sete Cidades, de modo a que os seus usos e costumes se possam transmitir a gerações futuras;
  • Apoiar a criação de espaços participativos e de envolvência comunitária;
  • Identificar e envolver diferentes parceiros na criação e manutenção de uma rede de ação cultural;
  • Realizar uma exposição nas Sete Cidades, sobre o património registado e a população que caracteriza esta comunidade;
  • Lançamento de produtos originais de uma política económica solidária.

Responsable del proyecto: Duarte Melo

Cargo o función: Diretor

Departamento / Coordinación / Sección / División a la que pertenece el proyecto: Serviço Educativo do Museu Carlos Machado

1. http://museucarlosmachado.azores.gov.pt/