Museu Rural Mamédio Francisco Militão – O Museu da Agricultura Familiar

País: Brasil

Premios: Mención de honor

Sinopse

O Museu Rural Mamédio Francisco Militão é um museu da agricultura familiar com foco de visitação na área estudantil, primeira iniciativa sociocultural e de lazer do Município, se tornou realidade pela parceria com a Associação Fofinha de Mulheres, e tem o apoio do CMDRS – Inhapim (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) e EMATER –MG. É desenvolvido a céu aberto em uma propriedade rural no Córrego do Alegre, município de Inhapim – MG.
Instrumento de preservação e divulgação da agricultura familiar com sua banca de grãos in natura e de plantas medicinais, fabricação de rapadura e cachaça, aparelhos movidos à água e meios de transporte rústicos em funcionamento. Foca na importância das raízes familiares e na responsabilidade com os recursos hídricos e o meio ambiente, impulsionando em suas ações o conceito de “museu vivo”, onde o visitante vê funcionando, interage, participa e usufrui da cultura e dos afazeres da agricultura familiar.
Espaço dinâmico capaz de colocar o visitante da macrorregião do Museu em contato com sua história, suas tradições e sua cultura, transformando a ação em fator de desenvolvimento individual, coletivo e de inclusão social, sem deixar de ser em sua apresentação um equipamento socioeducativo e de lazer.

• Divulgar e valorizar a cultura rural da região;
  • Reunir e apresentar acervo que destaque os trabalhos, os utensílios, os meios de transporte, os costumes e as manifestações religiosas e culturais do agricultor familiar da região;
  • Sensibilizar os visitantes quanto à importância de suas raízes, seu patrimônio, sua história, sua cultura usando a ação como fator de desenvolvimento e inclusão social;
  • Fazer parceria com escolas para difusão de conhecimentos;
  • Ser uma ação socioeducativa focada na educação permanente valorizando o ser humano e a família como elemento primordial no desenvolvimento e cultura de qualquer comunidade;
  • Formar uma consciência crítica individual e coletiva;
  • Ser um instrumento socioeducativo e de lazer;
  • Valorizar e divulgar a culinária rural e o artesanato dos membros da Associação Fofinha de Mulheres;
  • Empoderamento da mulher;
  • Mostrar a importância do negro e do imigrante no desenvolvimento da região;
  • Gerar emprego e renda aos associados e à comunidade;
  • Oferecer ao visitante um dia completo de desfrute da agricultura familiar;
  • Ser um instrumento de educação patrimonial;
  • Desenvolver o turismo rural no Município.

Responsable del proyecto: Maria das Dores Belgo Militão

Cargo o función: Presidente