Museu de Mão em Mão – Recursos Pedagógicos do Museu Municipal de Palmela

País: Portugal

Premios: Mención de honor

Sinopse

O Museu Municipal de Palmela empreendeu um percurso que procura o reforço e a qualificação dos seus públicos, por meio da produção de recursos pedagógicos que disponibiliza em formato físico e/ou digital. Acreditamos que esta é uma estratégia que nos permite cumprir parte da nossa missão: potenciar o envolvimento da comunidade e, simultaneamente, divulgar e valorizar o património local.

Por recursos pedagógicos entendemos, no contexto desta candidatura, Maletas, Cadernos e Exposições itinerantes, que podem ser requisitados por diferentes tipos de públicos: escuelas, associações de pais, empresas de atividades de tempos livres (ATL), associações de idosos, pessoas coletivas que visam o desenvolvimento local ou empresas que querem qualificar os seus trabalhadores através de ações de formação em Património Local. Para além da sua existência material, alguns destes recursos estão também disponíveis – parte documental – em formato digital, nas páginas de internet que gerimos. Todos os recursos são avaliados pelos públicos e equipa. Os recursos pedagógicos do Museu Municipal de Palmela são criados em função das temáticas centrais, alvo de investigação por parte dos seus técnicos (exemplo: Maleta pedagógica «Os Caramelos»); da necessidade que os próprios técnicos sentem em difundir e clarificar conceitos relativos aos diferentes Patrimónios (Caderno pedagógico «Eu sou História e Património»; e em função dos interesses manifestados pela própria comunidade, em razão dos quais o museu produz documentação para ir ao seu encontro (ver «Gigantes, cabeçudos e outras coisas do arco-da-velha»).

Responsable del proyecto: Maria Teresa da Encarnação Rosendo

Cargo o función: Coordenadora do Serviço de Património Cultural/Museu Munipal de Palmela

1. www.cm-palmela.pt