Jovens Agentes Ambientais

Institución: Instituto Inhotim (Brasil)

Teléfono: +55 31 35719732

Email: educativo@inhotim.org.br

País: Brasil

Año: 2017

Premios: Mención de honor

Sinopse

O Programa Jovens Agentes Ambientais é desenvolvido anualmente pelo Instituto Inhotim desde 2008 e tem como objetivo a formação de jovens matriculados na rede pública de ensino do município de Brumadinho para a inclusão socioambiental, estimulando discussões sobre sustentabilidade, consumo consciente e qualidade de vida na contemporaneidade, despertando um olhar crítico para a busca de ações em prol do meio ambiente através da mobilização social.

A cada ano, 25 jovens entre 14 e 17 anos são selecionados para compor a turma e receber uma formação intensiva na área de meio ambiente e responsabilidade social. O processo de seleção não é pautado por análise de desempenho escolar ou conhecimento prévio. Durante as dinâmicas de seleção, busca-se identificar jovens que demonstrem sua inquietude diante dos desafios contemporâneos como questões de gênero e sexualidade, representatividade política no Brasil e democracia, ou sobre o papel do jovens na sociedade.

Os encontros entre jovens e educadores acontecem duas vezes por semana durante todo o ano letivo, nas dependências do Instituto Inhotim.
Através de discussões temáticas, pesquisas no Jardim Botânico Inhotim e ações de diagnóstico e intervenção realizadas em diferentes comunidades, o programa desperta o envolvimento e desenvolve as habilidades necessárias para que esses jovens trabalhem individual e coletivamente na percepção e na solução de questões ambientais.

Objetivos

General

Contribuir para a formação de jovens conscientes de sua responsabilidade social e ambiental através da discussão e disseminação de conteúdos próprios da educação ambiental, provocando reflexões sobre temas contemporâneos e estimulando a busca pela melhoria da qualidade de vida dos participantes e de suas famílias e comunidades.

Específicos

  • Promover discussão aprofundada sobre a importância de práticas sociais e participativas para jovens na contemporaneidade;
  • Valorizar a identidade, o patrimônio e a cultura local através da sensibilização e do envolvimento da comunidade estudantil da região;
  • Estabelecer um diálogo cultural entre o Inhotim, a cidade de Brumadinho e seus distritos, baseado em valores comuns ao contexto da região e da comunidade local.

Ficha Técnica

Responsable del proyecto: Yara Castanheira

Cargo o función: Gerente de Educação

Enlaces

  1. www.inhotim.org.br