Grupo de Contadores de Estórias Miguilim

País: Brasil

Premios: Mención de honor

Sinopse

A Associação dos Amigos do Museu Mineiro atua em parceria com o Museu Casa Guimarães Rosa – MCGR, equipamento da Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. O MCGR, fundada en 1974, em homenagem à vida e obra do escritor João Guimarães Rosa, em sua cidade natal Cordisburgo, desenvolve desde 1997 o projeto educativo conhecido como Grupo de Contadores de Estórias Miguilim. Composto atualmente por cerca de 30 jovens, entre 10 e 18 anos, o Grupo recebe treinamento e formação permanente em técnicas de narração de estórias e conteúdos sobre a vida e obra do grande autor brasileiro. Além dos recursos técnicos, os participantes aprendem também sobre os princípios deixados pela fundadora, Dra. Calina, como regras de comportamento, postura e compromisso, fazendo desta experiência o alicerce para o futuro. Adicionalmente, os participantes passam a atuar voluntariamente como mediadores e narradores de histórias do escritor ao público visitante do Museu, ampliando ainda mais a percepção de patrimônio e sua importância para cidadania, memória e resgate da identidade social. Considerado a ação de maior alcance sociocultural desenvolvida pelo Museu, o projeto já formou cerca de 200 crianças e adolescentes e hoje se encontra em sua décima geração. O Grupo constitui ação de preservação e difusão cultural de extrema qualidade que ultrapassou as fronteiras institucionais, adquirindo expressão regional e nacional, oferecendo aos visitantes a experiência oral da literatura Roseana.

Gerais

O Grupo de Contadores de Estórias Miguilim tem como objetivo geral proporcionar aos seus integrantes uma passagem pela adolescência de forma alegre e saudável, tornar mais atraentes as visitas ao Museu, incentivar a leitura e divulgar a obra Roseana.

Específicos

• Promover, de forma viva, ampla e contínua, a difusão da obra de Guimarães Rosa por meio da narração oral de trechos de sua obra pelos jovens integrantes do Grupo Miguilim de Cordisburgo, desenvolvendo assim, o gosto pela leitura de forma ampla;
  • Promover a fruição artística à obra do escritor João Guimarães Rosa;
  • Oferecer formação qualificada ao integrante do Grupo Miguilim, que lhe dê suporte para realizar as narrações de trechos de Guimarães Rosa no Museu em Cordisburgo e fora dele, contribuindo para a ampliação de seu horizonte cultural, para o desenvolvimento da auto-estima e exercício da cidadania;
  • Valorizar e enriquecer a experiência do contato com a obra literária, diversificando as possibilidades de interação do público‐leitor com o escritor para além da leitura do texto escrito;
  • Criar e formalizar novas alternativas de comunicação para o Museu Guimarães Rosa, complementares e/ou suplementares à exposição de longa duração, as quais resultem na preservação e difusão da produção de Guimarães Rosa e, ao mesmo tempo, possam divulgar a experiência do Grupo Miguilim e estimular o surgimento de experiências similares.

Responsable del proyecto: Cecília Bhering Magalhães Pinto

Cargo o función: Presidente