Atualizado em 14 de December de 2016

Prêmio Ibermuseus de Educação

Menção Honrosa

País

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

Ano

2016

Responsável pelo Projeto

Barbara Ganizev Jimenez

Cargo ou Função

Educadora

Telefone

+55 11 50851300

Links

mam.org.br

Domingo MAM

MAM_feat1

Sinopse

O Domingo MAM é um programa gratuito e aberto a todos os públicos que frequentam o entorno do museu aos domingos. Ele foi criado em outubro de 2013 frente à ocupação do entorno por jovens que, na casa de milhares, possuíam um consumo abusivo de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas, que resultou em desfechos de muita violência.

Em constante diálogo com estes jovens, diversas questões foram trazidas por parte deles: conflitos familiares oriundos da não aceitação dos pais por suas identidades de gênero e orientações sexuais, situações de sofrimento psíquico, dependência química, entre outros. O domingo no parque Ibirapuera, portanto, se tornava além de um espaço de lazer e encontro com os amigos, um evento no qual muitos buscavam, das mais diversas formas, construir seus espaços de liberdade.

Desta maneira, entendemos que o próximo passo era investir na formação desses jovens para que eles também pudessem ser agentes de sua própria história. Uma programação com duas atividades por domingo foi desenvolvida, abrangendo as linguagens da música, da dança, da cultura de rua, das artes plásticas, jogos e práticas da cultura popular brasileira, encontros de conversas e debates.

A programação é realizada em cooperação com outras instituições e artistas oficineiros, sobre temas de interesse dos jovens como a cultura LGBTTT, ocupação do espaço público, direitos da criança e do adolescente, mobilização pelas redes sociais, como também temas que perpassam suas experiências como promoção da harmonia social, direito ao patrimônio cultural brasileiro, criação de um espaço de convívio entre a diversidade cultural, étnica e socioeconômica.

Desde que o Domingo MAM existe as ocorrências caíram exponencialmente, e a adesão do público foi expressiva, somando até hoje 23.000 participantes.

Objetivos

Em seu objetivos o projeto pretende aumentar os espaços de diálogo e conversas no Domingo MAM, visando questões relacionadas ao bem-estar do jovem, como: direitos humanos, saúde, prevenção e liberdade de expressão. Para que a programação semanal continue trazendo diferentes parceiros e linguagens que respondam as verdadeiras demandas do público alvo.

Assegurar e valorizar o Parque do Ibirapuera como um espaço imerso e efetivo ao patrimônio material e imaterial brasileiro, faz parte do movimento de constante integração e pertencimento deste público que já o ocupa, ao mesmo tempo em que se cria uma relação consciente de sua história e existência permitindo sua preservação e coexistência harmoniosa.

Criar novos eixos e parcerias que deem vazão para produções com os jovens, onde eles participem desde a sua concepção à sua execução, também é um objetivo deste plano de trabalho. Para que haja um pertencimento do espaço local cada vez maior e ao mesmo tempo haja espaços abertos para que eles tragam seus trabalhos e interesses.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.