Atualizado em 02 de August de 2017

Creaciones Ancestrales de Chile

Data: 25 de maio a 18 de junho

Local: Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, Guatemala

Evento: Cerâmicas, tecidos, joias, metalurgia e outras expressões culturais foram selecionados para apresentar a diversidade cultural da sociedade chilena. Uma amostra de 60 criações artesanais em diversas matérias primas, de técnicas ancestrais, fornecem informações sobre as expressões culturais de culturas Rapa Nui, Mapuche, Kawesqar, Diaguita, Aymara e do povo Atacameño.

Objetivo: Compartilhar com a sociedade guatemalteca a riqueza cultural dos povos nativos do Chile, através de uma seleção de criações artesanais representativas de cada uma das culturas originais chilenas.

Mais informações: http://mcd.gob.gt/creaciones-ancestrales-de-chile-se-exhiben-en-el-museo-nacional-de-arqueologia-y-etnologia/

Ciclo de conferencias

Data: 13, 20 e 27 de junho

Local: Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, Guatemala

Evento: No dia 13, uma palestra sobre medicina tradicional; no dia 20, a conferência é sobre os usos tradicionais de sabão preto e sobre a história do deslocamento do povo Jocotenango no final do século XVIII; e no dia 27 as palestras são sobre danças tradicionais e produção de cerâmica na aldeia de San Martin Jilotepeque.

Objetivo: Com o apoio do Centro de Estudos Folclóricos da Universidade de San Carlos de Guatemala, o museu oferece um espaço para a divulgação de pesquisas antropológicas em diferentes comunidades e grupos culturais na Guatemala.

Mais informações: www.munae.gob.gt

Mesa Redonda 10 anos da Declaração de Salvador

Data: 28 de junho

Local: Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, Guatemala

Evento: Mesa redonda com a participação de quatro gestores de museus guatemaltecos que participaram em vários fóruns do Programa Ibermuseos desde 2007 até data.

Objetivo: Divulgar o Programa Ibermuseus ao setor cultural da Guatemala e disseminar os temas discutidos em várias reuniões e acordos alcançados pelos representantes designados pelos Estados participantes.

Conferência Sítios Arqueológicos de Dolores, Petén com um Enfoque no Turismo

Data: 15 de junho

Local: Museo Regional del Sureste de Petén, Dolores

Evento: A coleção permanente do Museu Regional do Sudeste de Petén representa os diferentes locais na região sul do Peten, razão pela qual uma conferência educacional será realizada, incluindo os sítios arqueológicos: Ixtontón, Sacul e Ixkun.

Objetivo: Reforçar o conhecimento básico de arqueologia em geral e promover o museu como uma atração para o turismo.

Mais informações: http://mcd.gob.gt/actividades-museo-regional-del-sureste-de-peten-dolores-peten/

Conferência Las aves en la cosmovisión Maya

Data: 20 de junho

Local: Museu Regional Mundo Maya, Aldea San Miguel

Evento: Atividade para promover a cidadania ambiental e cultural de crianças e residentes locais, uma vez que a coleção do museu apresenta várias imagens de aves em suas peças, e o museu é construído em uma área protegida do Sítio Arqueológico Tayazal, cujo bosque natural tem a presença mais de 50 espécies de aves no perímetro do museu.

Objetivo: Reforçar o conhecimento sobre a importância de pássaros na vida dos povos maias para a valorização do patrimônio cultural e natural da região.

Mais informações: http://mcd.gob.gt/aves-del-mundo-maya-en-exposicion/