Bolsas Ibermuseus de Capacitação

Convidamos os profissionais de museus ibero-americanos a participarem do programa Bolsas Ibermuseus de Capacitação, criado no âmbito de nossa Linha de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco. Com esta ação, Ibermuseus tem o objetivo de promover mecanismos de proteção e gestão do patrimônio museológico ibero-americano, por meio da qualificação profissional, além de fomentar a consolidação da Rede Ibero-Americana de Museus.

  • A quem se destina? A profissionais dos museus da região iberoamericana ou de instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para os museus, provenientes dos 12 países membros do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai). Além disso, o candidato deve estar trabalhando em áreas relacionadas à gestão e manejo de coleções: conservação, restauração ou curadoria, no momento da apresentação da candidatura às Bolsas Ibermuseus de Capacitação.
  • Como e quais atividades podem ser escolhidas? Para se candidatar, o profissional deverá buscar uma atividade de capacitação de seu interesse que seja obrigatoriamente realizada por instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para os museus localizadas nos 22 países ibero-americanos (Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal República Dominicana, Uruguai e Venezuela). As atividades de capacitação devem ser sobre temas relacionados à gestão do patrimônio museológico: conservação preventiva, gestão de riscos e atenção em emergências. As atividades devem ter duração mínima de dois e máxima de cinco dias.

Acesse o edital e inscreva-se!

Guia de Solicitação