Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional

Instituição: Museu Nacional (MN) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Telefone: 55.21.3938 1201

Email: museu@mn.ufrj.br

País: Brasil

Ano: 2017

Prêmios: Menção de honra

Sinopse

Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional é um curso de extensão voltado para meninas, estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares. Concebido e ministrado por biólogas, astrônomas, geólogas e educadoras, docentes, pesquisadoras, técnicas, bolsistas de iniciação científica e pós-graduandas do Departamento de Geologia e Paleontologia e da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional – UFRJ.

O mesmo objetiva discutir o papel das mulheres nas Ciências, incentivar a curiosidade sobre Geologia e Paleontologia, abordar o processo de construção do conhecimento nesses campos e divulgar os trabalhos desenvolvidos por mulheres nos mesmos. Composto por 8 oficinas, ministradas ao longo de 4 sábados de 9h30min às 17h, aborda temas interessantes da Geologia, Paleontologia, bem como a atuação e a importância das mulheres na construção da Ciência no Brasil e no Mundo.

As oficinas consistem em atividades lúdicas e educativas sobre reconhecimento de minerais, rochas, meteoritos, fósseis de plantas e animais. Meninas com Ciência busca demonstrar que a ciência também é feita por mulheres comuns, que sonharam e lutaram pela vida que escolheram.

Geral

Promover a ampliação do interesse de meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas pela Ciência, em especial por Geologia, Paleontologia e Astronomia, por meio da discussão e valorização da atuação das mulheres nesses campos.

• Apresentar a trajetória das mulheres na Ciência;
  • Discutir os mecanismos de exclusão das mulheres no campo das ciências considerando questões de gênero, mas também étnicas-raciais;
  • Abordar o processo de construção do conhecimento na pesquisa em Geologia e Paleontologia e Astronomia;
  • Ampliar o alcance social do Museu Nacional;
  • Divulgar o trabalho de pesquisadoras e técnicas do Museu Nacional nas pesquisas em áreas historicamente masculinas;
  • Estimular o pensar científico;
  • Investigar os limites e potencialidades dessa iniciativa de educação científica em museus para a desconstrução da assimetria de gênero.

Responsável pelo projeto: Andréa Fernandes Costa

Cargo ou função: Chefe da Seção de Assistência ao Ensino (SAE)

1. http://www.museunacional.ufrj.br/