Atualizado em 19 de January de 2015

Departamento ou Coordenação

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

(21)2334-0939

Ecomuseu Recicla: alternativas para o desenvolvimento sustentável de Vila Dois Rios

recicla-iber.jpg1

Sinopse

O Ecomuseu Recicla foi criado e desenvolvido na Ilha Grande, um dos pontos turísticos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro, patrimônio ambiental, cultural e histórico. O projeto consiste em uma das medidas de preservação, realizadas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) através do Ecomuseu Ilha Grande, tendo sede localizada na praia de Dois Rios.

Um de seus principais objetivos é promover ações conjuntas com as associações comunitárias da ilha, a fim de difundir a preservação ambiental, voltada a instrumentalização para geração de renda e inclusão social da população local, além de aproximar os moradores do museu.

Dentre as atividades realizadas estão as oficinas de artes, cineclube, realização de palestras, exposições e divulgação de novos saberes, a fim de capacitar os moradores a atuarem como artesãos especializados em artesanato consciente e a atuarem como cidadãos participativos, a fim de discutirem os problemas e buscarem soluções para o desenvolvimento sustentável da região.

Tal atividade tem como objetivo a construção de um meio ambiente saudável que possa contribuir com as discussões sobre os significados sociais e simbólicos da utilização de materiais normalmente descartados, evitando a poluição e, consequentemente, a destruição do meio ambiente.

Objetivos

O principal objetivo do projeto é a inserção de ações conjuntas com as associações comunitárias da vila para a inclusão social da população local.  Desencadear, a partir de investigação científica, um processo de reeducação ambiental voltado para a instrumentalização da população, no sentido de aproveitar o lixo natural e aquele gerado pelas atividades humanas, criando produtos que gerem renda e que retratem a cultura e a natureza do local.