Atualizado em 13 de December de 2016

Circuito Acessível de Expositores Interativos

MMGerdau_feat1

Sinopse

O projeto Circuito Acessível de Expositores Interativos visa potencializar a educação do público, ao aprofundar novos temas de conhecimento científico e histórico no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, proporcionando uma experiência de visita marcante, que perdure na memória do público. Tendo uma forte componente de acessibilidade associada, por tornar as peças do patrimônio geológico acessíveis a todos os visitantes – projetado, sobretudo, para a inclusão do público com necessidades especiais a nível visual – permite simultaneamente a exploração sensitiva de amostras e a comunicação dos conteúdos educativos, recorrendo a uma nova linguagem tecnológica de interação. Com a ambição de tentar estabelecer uma relação de intimidade entre o público e a coleção do Museu, o projeto apresenta-se num contexto de aprendizagem hands-on, mediado tecnologicamente, no qual as amostras em exposição, quando manuseadas, revelam detalhes da sua própria “história de vida” ao visitante, tais como: processo de formação, composição química, características físicas, aplicações atuais e passadas, etc. Esses conteúdos educacionais são apresentados recorrendo à multimídia interativa, na forma de imagens, texto e locuções. Dada a prioridade de tornar a exposição acessível a todos os públicos, foram desenvolvidos trabalhos de pesquisa junto de visitantes do Museu e de pessoas com deficiência visual – por representarem uma população do Brasil com pouco acesso às exposições – de forma a incrementar a acessibilidade expositiva, sobretudo com a utilização tecnológica independente e por meio da comunicação plena da exposição.

Gerais

• Instigar, encantar e envolver os visitantes por meio do contato com o patrimônio geológico, propondo a livre exploração sensorial de peças da coleção do MM Gerdau, com vista a estimular a educação e o debate sobre a contribuição desses recursos naturais ao longo da história de formação, identidade e desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e do seu povo, bem como o papel fundamental que ocupam contemporaneamente nas diversas áreas da vida humana.
  • Sensibilizar os elementos do público para as dificuldades e limitações das pessoas com deficiência, nomeadamente visual, numa tentativa de contribuir para a tolerância e desenvolvimento pessoal, pretendendo estimular a coesão social.
  • Colaborar na desmistificação da imagem de museu como um espaço estático, isolado e preso ao passado, convidando o público a participar ativamente na curadoria da exposição, ao mesmo tempo que se procuram conhecer os seus interesses e opiniões.

Específicos

• Conceber o projeto do Circuito Acessível através da produção de 3 unidades do expositor interativo.
  • Aumentar o número de amostras geológicas disponíveis para manuseamento e tornar a exposição acessível a todos os visitantes espontâneos do MM Gerdau, contribuindo para a prática de ações museológicas mais inclusivas.
  • Convidar o público vidente a percorrer a exposição e a tomar contato com as peças com os olhos vendados, colocando-se na pele de quem não pode ver.
  • Implementar mecanismos de votação periódicos para a escolha das novas peças do acervo que, rotativamente, farão parte da exposição, tentando criar ligações entre o visitante e elas, com o fim de incitar visitas futuras.
  • Avaliar o interesse pelas peças do patrimônio expostas, pelos conteúdos educacionais relativos a cada uma e o impacto da interação tátil com a coleção na experiência da visita ao Museu.